Martelo Batido: Sport rejeita venda da SAF para John Textor
O Sport anunciou, na última sexta-feira (27), o projeto final do novo regulamento do clube, que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube. Ainda acontecerá uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no dia 4 de outubro, na sede da Ilha do Retiro, entre 7h30 e 16h (horário de Brasília), para avaliar o documento.
Dentre as ideias principais do novo regulamento, está a opção de transformar o clube em Sociedade Anônima do Futebol, o modelo SAF, utilizado por clubes rivais do futebol nordestino, como Bahia e Fortaleza.
Sport segue próximo de se tornar SAF e afasta possibilidade de compra de John Textor
Outros clubes do futebol nacional adotaram o padrão da SAF para se reestruturar e retornar aos holofotes. Dentre eles, o Botafogo, que foi o primeiro clube brasileiro a ser vendido ao novo modelo. O dono da Sociedade Anônima do Futebol do Glorioso é o americano John Textor.
No projeto do novo regulamento do Sport, nenhum empresário que tem vínculo com outro clube do país, pode participar da SAF do Leão da Ilha, como segue o artigo 151. Nesse cenário, John Textor, do Botafogo e o Grupo City, do Bahia, não podem se intrometer nas ações da Sociedade Anônima do Futebol do clube pernambucano.
Confira o Artigo 151 do novo regulamento do Sport:
Art. 151 – Não poderá ser sócio da SAF:
a) qualquer pessoa jurídica ou torcedor que pratique ou tenha praticado violência ou participe de associação ou torcida que tenha histórico de violência;
b) qualquer clube, sociedade ou associação profissional de futebol do Brasil, ou que tenha participação, ainda que minoritária, em qualquer deles;
c) qualquer sócio de clube, associação ou sociedade de futebol do Estado de Pernambuco.