Matemáticos atualizam as contas e Sport está com quase dois pés na Série A
Na noite desta segunda-feira, 28, o Sport acabou sendo derrotado pelo América-MG por 2×1. Jogando fora de casa, o Leão da Ilha viu o time comandado por Lisca – antigo desafeto do clube – vencer o duelo com gols marcados por Fernando Elizari e Bremer para o time mineiro, com Fabrício Domínguez descontando para o Rubro-Negro pernambucano.
No entanto, o resultado negativo não afetou muito as chances do Sport em terminar entre um dos quatro primeiros colocados que garantem vaga na Série A do Campeonato Brasileiro do próximo ano. O Leão da Ilha segue com grande probabilidade de conquistar o acesso, já que está na vice liderança da competição, com 59 pontos.
Segundo dados de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de acesso do Sport ainda são superiores a 90% (91,9%, pra ser mais preciso). O Leão da Ilha fica atrás apenas do Santos, que tem 99,12% de chances e está praticamente garantido na elite do futebol nacional no próximo ano.
Chances dos rivais do Sport na briga por vagas na Série A
Quem também viu suas chances crescerem consideravelmente foi o Mirassol. A equipe paulista, que venceu a Ponte Preta por 3×0 no último sábado (27), foi a 90,5% de chances de acesso a quatro rodadas do fim da competição. O Novorizontino, atual quarto colocado, tem 78% de chances de subir para a Série A ainda segundo dados da UFMG.
O caso da equipe comandada por Eduardo Baptista, no entanto, tem um porém. Isso porque a equipe ainda não entrou em campo na 34° rodada – enfrenta o Guarani nesta terça-feira, fora de casa – e, se vencer, verá suas chances crescerem ainda mais.
Correndo por fora por uma vaga, temos o Ceará (23,7%) e o Vila Nova (9,4%). Operário-PR e América-MG aparecem com chances remotas de 3,3% e 2,0%, respectivamente. Já as equipes do Coritiba, Goiás, Amazonas e Avaí também pontuaram, mas não chegaram nem a 1%.