Mudança à vista: Sport pode disputar torneio inédito em 2025
Atual bicampeão do Campeonato Pernambucano, o Sport foi surpreendido com uma possível mudança no regulamento da competição, de acordo com Evandro de Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A entidade irá apresentar o novo formato do torneio, com a participação de 26 equipes.
Além disso, o novo modelo iniciaria em novembro, com 22 clubes, entre as divisões das Séries A1, A2 e A3. Os quatro melhores colocados da Primeira Fase enfrentam o Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô, em um octogonal com apenas um turno. Por fim, metade confirmará vaga no mata-mata, em partidas de ida e volta.
Sport reconhece provável formato do Pernambucano 2025
O presidente da FPF, Evandro Carvalho apresentou a provável mudança do regulamento do Campeonato Pernambucano, favorecendo os clubes mais tradicionais do estado. Uma fase inicial, em novembro, contará com 22 equipes, divididas entre as Séries A1, A2 e A3. Os quatro melhores classificados disputam um octogonal contra Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô, principais times do estado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O octogonal terá apenas um turno e os quatro melhores classificados passam para a fase de mata-mata, onde as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Com a mudança no modelo da competição, os principais clubes do estado participarão de apenas 11 partidas.
Segundo informações de Evandro Carvalho, o novo formato do estadual dificilmente ficará disponível para a edição de 2025. O modelo moderno deveria ser aprovado por todos os dez clubes da Série A1, o que não seria possível, em pouco tempo e a mudança deve ocorrer apenas na temporada de 2026.