Sport e Bahia tem rivalizado no cenário do futebol nordestino por muitos anos. Aliás, as equipes são as únicas da região com títulos nacionais expressivos. Enquanto o Esquadrão de Aço é bicampeão brasileiro (1958, 1988), o Leão da Ilha conquistou por uma vez a maior competição nacional (1987) e levantou a taça da Copa do Brasil (2008).
Recentemente, a realidade dos clubes é um pouco diferente. Por um lado, o Bahia é regido pelo Grupo City e tem uma das equipes mais competitivas do futebol brasileiro. Virando a página, o Sport segue a terceira temporada em busca do acesso para a Primeira Divisão.
Bahia supera Sport em mais uma batalha
Na atual temporada, Sport e Bahia se enfrentaram apenas uma vez, na 1ª rodada da Copa do Nordeste. A equipe comandada por Rogério Ceni venceu o confronto por 2 x 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Thaciano e Rafael Ratão marcaram para os baianos, enquanto Gustavo Coutinho fez o solitário gol dos pernambucanos.
Ademais, o Tricolor da Boa Terra contratou uma das maiores promessas do Leão dos últimos anos. Na janela do segundo semestre de 2023, o Bahia trouxe, sem custos, o meio-campista Luciano Juba. Atualmente, Ceni utiliza o jogador de 24 anos como lateral-esquerdo.
Mais uma batalha entre os rivais nordestinos foi vencida pelo Bahia, nos últimos dias. Segundo a pesquisa da AltasIntel, os baianos tem a maior torcida entre os principais clubes do Nordeste, com 2,8%. O Sport vem na sequência, com 1,8%.
Situação das equipes na temporada
O Bahia luta por vaga para a próxima edição da Copa Libertadores e ocupa a 5ª colocação do Campeonato Brasileiro Série A, com 38 pontos. Além disso, os comandados por Rogério Ceni vão enfrentar o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil.
Por outro lado, o Sport se encontra na 9ª colocação do Campeonato Brasileiro Série B, com 32 pontos. Contudo, os pernambucanos ainda tem duas partidas atrasadas no calendário da competição e pode conquistar pontos importantes para a sequência da disputa.