Nordeste à deriva? CBF cancela acesso e Sport é avisado na hora
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um documento para as federações nordestinas, na última sexta-feira (22), anunciando mudanças na forma de classificação da Copa do Nordeste. A entidade especifica que os campeonatos estaduais não devem confirmar vagas para a participação da competição. O Sport busca o seu quarto título na edição de 2025.
“A habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF, não podendo a Federação Estadual provisionar, reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus Regulamentos de Campeonatos Estaduais de 2025”, apresentou o comunicado.
CBF muda modelo de classificação para competição em que o Sport disputará em 2025
O Sport chega como um dos favoritos ao título da Copa do Nordeste de 2025, ao lado do atual campeão da competição, Fortaleza, o estrelado Bahia, além dos indigestos Ceará e Vitória. O campeonato ainda não teve os grupos definidos e acontecerá entre 5 de janeiro e 7 de setembro.
A CBF alterou alguns pontos no regulamento da competição e diferente das edições de 2023 e 2024, as 16 equipes, distribuídas em dois grupos de oito, se enfrentam entre adversários da sua própria chave, encerrando a Primeira Fase com apenas sete jogos cada. Anteriormente, os clubes enfrentavam rivais da chave oposta e encerravam a fase inicial com oito partidas.
Além disso, a entidade máxima do futebol nacional propôs encerrar a possibilidade dos estaduais confirmarem vagas para a participação da “Lampions League”. A edição de 2025 ainda repetirá o formato em que os nove campeões dos estados nordestinos confirmam suas vagas diretas para a competição. A CBF ainda não definiu a nova forma de classificação, que será válida apenas em 2026.