Um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo possui uma carreira vitoriosa tanto como jogador quanto como técnico. Técnico com o maior número de conquistas do Campeonato Brasileiro, com cinco conquistas, ele está sem clube desde que deixou o Corinthians no ano passado.
Entretanto, Luxa vem se dedicando a uma profissão que, certamente, deve surpreender muita gente. Acontece que o ex-técnico é dono de uma emissora de TV em Palmas, no Tocantins, que é a TV Jovem, filiada a Record. Recentemente, ele se envolveu em uma grande polêmica por conta das eleições para vereador e prefeito que acontecem neste domingo (6).
É que a emissora de Luxemburgo promoveu um debate entre os candidatos a prefeito da capital tocantinense, mas uma das candidatas optou por não comparecer ao evento. Janad Valcari (PL), deputada estadual e candidata a prefeitura da cidade, recusou alegando que Luxemburgo apoia o candidato Eduardo Siqueira, do Podemos. Segundo informações do portal ‘O Globo’, Luxa afirmou que a candidata “jogou a culpa pra cima dele” ao recusar o convite.
Luxemburgo teve passagem pelo Sport
Em 2017, após comandar equipes como Santos, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, o técnico foi anunciado pelo Sport. A contratação de Luxa por parte do Leão da Ilha foi recebida com um misto de sensações por parte do torcedor. Por um lado, muitos criticaram a contratação por considerar Luxemburgo um técnico ultrapassado e pelo fato de ele ter passado um bom tempo sem comandar um clube.
Por outro lado, havia quem acreditava em uma grande temporada sob o comando de um renomado treinador. Entretanto, apesar do título do Campeonato Pernambucano, Luxemburgo foi caindo de rendimento no comando da equipe e acabou sendo demitido após 32 jogos no comando da equipe. Ao todo, foram 10 vitórias, oito empates e 14 derrotas, com um aproveitamento que ficou próximo aos 40%.