Nova taça da Série B já está em posse do Sport e na Ilha do Retiro
Em fase final de obras, a Ilha do Retiro já está bem próxima de voltar a receber partidas do Sport na temporada. Mas, além do estádio, o clube também resolveu fazer um processo de revitalização em uma das conquistas mais importantes: o troféu da conquista de Série B do Campeonato Brasileiro de 1990.
A taça representa a segunda conquista nacional da história do Leão da Ilha – além da Série B, o Sport foi campeão em 2008 da Copa do Brasil – e a revitalização do símbolo garante que a história do clube seja respeitada e repassada de geração para geração. Ewerson Vasconcelos, assistente de museu do clube, falou a respeito da restauração da taça, localizada na sala de troféus na Ilha do Retiro.
“É importante ser feito esse resgate de um acervo do Clube, porque mostra o tamanho do Sport para as futuras gerações. Também estamos homenageando campeões de títulos importantes da nossa história e a atual gestão está demonstrando um cuidado com o patrimônio do Clube. Isso é muito importante”, afirmou.
Sport campeão da Série B em 1990
Naquele ano, o Leão da Ilha fazia apenas a sua terceira participação na história da competição, que contou com a presença de 24 clubes espalhados ao redor do país. Na primeira fase, o Sport terminou na liderança do Grupo D com 12 pontos, se classificando para a fase seguinte junto com o Moto Club, Remo e Ceará. O Santa Cruz, grande rival estadual, acabou ficando pelo caminho.
Na fase seguinte, o Rubro-Negro ficou com a vice-liderança do Grupo H e passou para a terceira e última fase antes da grande final. Naquela etapa, apenas os líderes de cada grupo avançavam, e o Sport superou o Guarani, Juventude e Moto Club para disputar o título contra o Athletico-PR. Na final, o Leão da Ilha se consagrou diante a equipe paranaense e conquistou seu primeiro título nacional.