O olhar desesperado do torcedor do Santa Cruz ao ver antiga marca ser quebrada

Apesar de não figurar, há alguns anos, na principal divisão de futebol nacional no Brasil, o Santa Cruz era detentor de uma importante marca entre as equipes nordestinas. Pois bem, era, já que tal marco foi quebrado recentemente pelo Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda. E vale ressaltar que tal marca ultrapassada pela equipe cearense durava incríveis 46 anos!

Acontece que o Leão do Pici é o primeiro e único clube do futebol nordestino que alcançou 11 vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro jogando em casa. O Fortaleza confirmou sua força na Arena Castelão ao derrotar o Bahia pelo placar de 4×1 no último sábado (21). Com isso, a equipe quebrou a marca do Santa Cruz que, em 1978, havia vencido 10 partidas seguidas na primeira divisão jogando no Arruda.

O que surpreende também é o fato de que, a última derrota do Fortaleza jogando em casa na Série A aconteceu em novembro de 2023, quando a equipe viu o Cruzeiro vencer o jogo pelo placar de 1×0. O que significa que, na atual edição da competição, o Leão do Pici ainda não sabe o que é perder jogando em casa, conquistando incríveis 36 pontos em seus domínios.

Santa Cruz viveu sua era de ouro nos anos 70

Tal marca alcançada pelo Santa naquele ano só comprova o quanto a equipe era forte no Arruda na década de 70. A equipe Coral viveu o ápice entre os anos de 1978 e 1979, quando conquistou uma invencibilidade geral de 27 partidas na Série A, com um elenco que contava com nomes como Nunes e o lendário Givanildo Oliveira.

Em 78, o Santa Cruz conseguiu terminar as três primeiras fases do Campeonato Brasileiro de forma invicta e se colocando como uma das equipes a ser batidas na competição. De fato, existiam chances de que o rival do Sport pudesse conquistar o título brasileiro. Entretanto, a equipe caiu nas quartas de final após perder pelo placar mínimo de 1×0 para o Internacional. O campeão brasileiro daquele ano viria a ser o Guarani, que derrotou o Palmeiras na grande final.