Pepa teve influência: Sport já contratou o melhor zagueiro da Série A do Brasileirão
O zagueiro Luciano Castán chegou ao Sport no início do ano, com altas expectativas, após ter composto a melhor defesa do Campeonato Brasileiro Série A, na temporada de 2023. Aliás, o defensor de 35 anos trabalhou com Pepa, no clube mineiro, em meados do ano passado.
O treinador português esteve à frente da equipe celeste até agosto de 2023 e tinha Luciano Castán e Neris, outro jogador com passagem pelo Leão, como a dupla de zaga ideal, em boa parte da disputa da Primeira Divisão.
Conhecido de Pepa no Cruzeiro, Castán foi pouco utilizado no Sport
Luciano Castán é um velho conhecido do treinador Pepa, que chegou ao Sport em setembro e foi o responsável pela mudança de postura do elenco, que conseguiu confirmar o acesso à divisão de elite do futebol nacional. A parceria entre o experiente zagueiro e o técnico português se deu em parte da temporada de 2023, pelo Cruzeiro.
Em sua chegada ao clube da Ilha do Retiro, o gajo utilizou Castán em quatro partidas, contabilizando apenas uma como titular. Pepa preferiu utilizar Rafael Thyere e Chico no comando da defesa e o ex-jogador do Cruzeiro permaneceu no banco de reservas.
O clube pernambucano inicia o processo de reformulação e Luciano Castán deve buscar um novo rumo para a temporada de 2025. Vale ressaltar que o contrato do defensor com o Sport é válido até dezembro e a diretoria do Leão não tentou contato para renovar o vínculo do atleta.
Por outro lado, com respaldo da diretoria e da torcida, o treinador Pepa permanece no Rubro-Negro e dará continuidade no trabalho que teve início com a conquista da promoção para a principal divisão do futebol brasileiro. Ainda não foram divulgadas as datas da pré-temporada da equipe de Recife.