O Sport anunciou, na última terça-feira (3), a contratação do técnico Pepa. O português de 43 anos chega para treinar a equipe rubro-negra, com vínculo válido até o final da temporada, com cláusula de renovação automática em caso de confirmação do acesso para a divisão de elite do futebol nacional.
Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, conhecido como Pepa, é um ex-atacante com passagens por Benfica, Varzim, Paços de Ferreira e Olhanense, além de conquistar o Campeonato Europeu Sub 18, vestindo a camisa da Seleção Portuguesa.
Conheça a origem do apelido Pepa
De acordo com o site Mais Futebol, um portal de notícias português, especializado no esporte mais apaixonante do mundo, o apelido Pepa surgiu na infância do novo treinador do Sport. Aliás, Pedro Miguel costumava beber o refrigerante Pepsi de forma exagerada e recebeu a alcunha.
Antes da carreira de treinador, que teve início em 2010, nas categorias de base do Taboeira, modesto clube português, Pepa foi um atacante com passagens por clubes como Benfica, Varzim, Paços de Ferreira e Olhanense, e conquistou o Campeonato Europeu Sub 18, vestindo a camisa da Seleção Portuguesa.
Como técnico, o português realizou bons trabalhos em seu país de origem, em equipes como Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, além do destaque no futebol do Oriente Médio. Pepa comandou o Al-Tai, da Arábia Saudita, em 2023, e o Al-Ahli, do Catar, em seu último trabalho.
Em meados de 2023, o gajo teve uma experiência no futebol brasileiro, a frente do Cruzeiro, liderado pelo CEO Ronaldo Fenômeno. Pepa venceu sete partidas, empatou oito vezes e saiu derrotado em dez oportunidades.
O novo treinador do Sport chegou em Recife no último domingo (1), acompanhou, das arquibancadas da Arena Pernambuco, a vitória do Sport sobre o Ituano, por 3 x 2, na segunda-feira (2) e já iniciou os trabalhos na última terça-feira (3).
Foto: Divulgação/ Paulo Paiva/ Sport Club do Recife