A rivalidade entre Sport e Santa Cruz é uma das mais históricas do futebol brasileiro. Afinal de contas, estamos falando de duas equipes de bastante tradição em Pernambuco, que já decidiram diversas vezes o Campeonato Pernambucano. No entanto, a rivalidade entre ambos teve uma grande relevância há quase 40 anos.
Pra ser mais exato, estamos falando de 1987. As duas equipes chegaram à grande final do Campeonato Pernambucano em agosto daquele ano, e decidiram o Clássico das Multidões em um chuvoso domingo. Eram pouco mais de 27 mil torcedores na Ilha do Retiro naquele clássico, mas as torcidas estavam bem divididas, quase que meio a meio pra cada lado.
O Santa Cruz acabou se saindo vitorioso naquela partida, mas venceu também como equipe mais popular de Pernambuco. Uma pesquisa Ibope elaborada em 1987, presente no acervo da Unicamp (São Paulo), deu vantagem ao clube coral no quesito popularidade: o estudo de Clayton Silvestre mostrava o Santa Cruz com a preferência de 26,7% dos torcedores pernambucanos, ante 21,3% do Sport e apenas 9,9% do Náutico.
Virada do Sport sobre o Santa Cruz
Com o passar dos anos, as pesquisas demonstraram que o Leão da Ilha ultrapassou o rival Coral no ranking de torcidas. E muito disso se dá pelo sucesso esportivo do Rubro-Negro Pernambucano. Só pegar como exemplo o próprio ano de 1987, quando o Sport se sagrou campeão brasileiro.
Mas até mesmo em Pernambuco, a situação mudou completamente de patamar. Atualmente, o Sport é o maior campeão da história do campeonato estadual e tem uma ampla vantagem sobre seus principais adversários. Com a conquista deste ano, o Leão da Ilha chegou a 44 títulos estaduais, contra 29 do Santa Cruz e 24 do Náutico.