Poder de decisão: Sport vota e rival está banido do Campeonato Pernambucano
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) teve o pedido de proposta de novo regulamento do Campeonato Pernambucano negado, em reunião do Conselho Técnico, na última quarta-feira (23), na sede da entidade, na rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, em Recife. Representantes do Sport, Santa Cruz e Náutico estiveram presentes.
Os dez clubes participantes do Campeonato Pernambucano Série A1 de 2025, votaram na permanência do regulamento atual, que visa o enfrentamento de todas as equipes em um turno, de nove rodadas, confirmando a classificação dos dois primeiros para a semifinal, enquanto mais quatro times disputam fase extra para conseguir as duas últimas vagas dos quatro melhores. Os dois últimos colocados são rebaixados.
FPF tem pedido negado e Sport disputa título à moda antiga
A FPF tinha um projeto para mudar o formato do Campeonato Pernambucano, com a presença de 22 clubes, entre as divisões das Séries A1, A2 e A3. Os quatro melhores colocados da Primeira Fase enfrentariam o Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô, em um octogonal com apenas um turno. Por fim, metade confirmaria vaga no mata-mata, em partidas de ida e volta.
Contudo, em uma reunião do Conselho Técnico, na última quarta-feira (23), na sede da federação, na rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, em Recife, o novo formato da competição foi negado em votação dos representantes dos dez clubes presentes. Para que a proposta fosse aprovada, todos os presentes deveriam votar a favor, mas foram recebidos com o revés do Maguary e Central.
Nesse cenário, o modelo da competição continuará contando apenas com um turno de nove confrontos, com os dois primeiros confirmando vaga direta nas semifinais, enquanto mais quatro times se enfrentam em uma fase extra, em busca das vagas restantes. Os dois últimos são rebaixados.