A polêmica continua viva. Mesmo ocorrendo há quase 40 anos, o Campeonato Brasileiro de 1987 ainda gera debates entre torcedores e amantes do futebol em todo o país, sempre questionando quem seria o verdadeiro campeão daquela edição.
Para Homero Lacerda, ex-presidente do Sport e mandatário do clube na época do campeonato o Leão é o campeão. Em entrevista ao programa Léo Medrado & Traíras hoje (14), Homero voltou a discutir o assunto, que também será abordado em sua biografia, ainda a ser lançada. Para o ex-dirigente rubro-negro, o Flamengo tem mantido o Sport nos holofotes nacionais por quase 40 anos.
“O torcedor (do Sport) tem que ficar feliz com isso. 40 anos de mídia para a gente. E, além de a gente ganhar o campeonato brasileiro, a gente restabeleceu a moral no futebol brasileiro. Até então quem mandava eram esses clubes, que viravam a mesa, mudavam o juiz na véspera do jogo… Era uma bagunça.”
STF definiu
O ex-presidente do Sport também destacou as vitórias do time pernambucano na esfera jurídica, onde sempre obteve sentenças favoráveis em todas as instâncias acionadas.
“Quem disse que o Sport é campeão foi a justiça, e em uma democracia, cumprimento de lei é uma coisa sagrada. O Sport não ganhou somente na Segunda instância. Ganhou em todas, e transitou em julgado, o que significa que não se pode mais abrir a discussão”.
“O Flamengo reabre a discussão para jogar para a galera. Essas pessoas não respeitam o próprio time. Para mim, fazer isso é fazer a torcida do Flamengo de babaca, como se tivesse chance de reverter um trânsito em julgado. Não existe chance.”
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal voltou a votar sobre quem seria o campeão de 1987. O relator do caso, ministro Dias Toffoli, votou a favor da manutenção do Sport como o único e legítimo campeão.