A Série D do Campeonato Brasileiro já está com praticamente todos os seus 64 clubes definidos. Até o momento, faltam ser conhecidos apenas dois times que disputarão a quarta divisão nacional em 2025. Entretanto, dentre as presenças confirmadas, podemos citar as de camisas que possuem muito peso na história do futebol brasileiro.
Uma delas é o Santa Cruz. Um dos maiores rivais do Sport garantiu sua volta à Série D de 2025 depois de passar todo este ano praticamente sem disputar competições nacionais, e vai para a sua sexta participação na história. A equipe ficou fora da Copa do Nordeste e não disputou a Copa do Brasil deste ano, restando apenas o Campeonato Estadual.
E foi graças a quarta colocação no Campeonato Pernambucano que o time do Arruda conseguiu garantir sua vaga na Série D da próxima temporada. Vale ressaltar que o Sport, que foi campeão, está na luta por um acesso para a Série A, enquanto os rivais Náutico e Retrô estarão juntos na Série C. Este último, inclusive, garantiu um acesso inédito depois de passar pelo Brasiliense nas quartas de final da quarta divisão.
Série D terá presença de Santa Cruz e outras camisas pesadas
O grande rival do Sport não é o único time com tradição no futebol brasileiro que vai se aventurar na quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Quem também vai dar um tempero a mais na competição junto ao Santa Cruz é a Portuguesa e o Sampaio Corrêa.
A tradicional equipe paulista estava sem calendário nacional desde 2021, mas fará a sua terceira participação na Série D depois de conseguir ficar entre os oito melhores times do Campeonato Paulista deste ano. Já a equipe maranhense, que estava na Série B no ano passado, teve uma incrível derrocada e, ao invés de brigar pelo acesso, caiu para a quarta divisão após uma campanha fraquíssima na terceirona.