O Campeonato Brasileiro está em sua 21ª edição de pontos corridos. De lá pra cá, muitas equipes protagonizaram momentos inesquecíveis com campanhas épicas. Os times do futebol nordestino, por muitas vezes ameaçaram a hegemonia das equipes do Sul e Sudeste, algo parecido com o que o Fortaleza vem fazendo na atual edição da competição.
O Leão do Pici vem brigando ponto a ponto com Botafogo, Palmeiras e Flamengo pela liderança da competição. Por conta disso, o blog ‘Nordestino de Coração’ no ‘GE’ fez uma análise do desempenho das equipes nordestinas desde a primeira edição do Brasileirão de pontos corridos, até a atual deste ano.
Sport na liderança do Campeonato Brasileiro
O Rubro-Negro Pernambucano sentiu o sabor da liderança da competição em 2015, quando teve uma campanha memorável na competição e acabou terminando na sexta colocação, a frente de equipes como Flamengo, Palmeiras e Fluminense. O Leão da Ilha liderou a competição em cinco oportunidades, sendo a primeira logo na primeira rodada.
O topo da competição persistiu nas rodadas 2, 8, 9 e 10 da competição. Naquele momento, a equipe tinha 22 pontos e estava a frente de clubes como Atlético-MG e Grêmio. O Sport se tornava uma das grandes surpresas da competição.
Mas, além de Sport e Fortaleza, outros times nordestinos lideraram a competição. O rival Náutico foi o primeiro time nordestino a liderar a competição, logo em 2008. Só que a equipe caiu de rendimento e terminou a beira da zona de rebaixamento, na 16ª colocação. Bahia e Ceará também tiveram seus momentos de glória, quando foram líderes em 2017 e 2019, respectivamente.