Aos 33 anos, o zagueiro Rafael Tolói vem tendo uma carreira consolidada no futebol italiano. Tanto é que o jogador conquistou a dupla nacionalidade e conquistou a Eurocopa em 2020 pela seleção da Itália. Além disso, o defensor revelado pelo Goiás acabou de ser campeão da Liga Europa da UEFA com a Atalanta, que derrotou o Bayer Leverkusen na final pelo placar de 3×0. Entretanto, a passagem de Tolói pelo futebol italiano pode estar prestes a chegar ao fim.
Acontece que o defensor tem contrato até junho de 2025 pela equipe italiana, mas está sendo sondado por algumas equipes do futebol brasileiro. Tolói pode, inclusive, ser reforço de time da Série B do Campeonato Brasileiro. De acordo com informações do jornalista JP Bianchi, o Avaí sondou a situação do jogador.
Entretanto, a negociação é vista como difícil. Isso porque o jogador está há quase 10 anos no clube e é bastante identificado com a Atalanta. De acordo com o ‘Transfermarkt’, o valor de mercado de Tolói é avaliado em cerca de 2,5 milhões de Euros (R$ 14 milhões). Apesar da dificuldade em tirar o jogador do futebol italiano, as negociações seguem em andamento.
Carreira do experiente zagueiro brasileiro
A Atalanta é apenas o quarto clube do defensor, revelado pelas categorias de base do Goiás, equipe que também disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Tolói jogou entre 2009 e 2012 na equipe goiana, até ser contratado pelo São Paulo. Antes, havia sido cogitada uma transferência para o Internacional, que acabou não se concretizando.
A passagem pelo Tricolor Paulista contou com um breve empréstimo pela Roma, até que em 2015, ele foi vendido para a Atalanta. Desde 2021, o zagueiro assumiu a braçadeira de capitão da equipe italiana. Ao todo, são 296 partidas com 14 gols e 17 assistências.