Reviravolta acontece e Sport pode se tornar a próxima SAF do Brasil

Uma das grandes tendências do futebol brasileiro, a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) vem, a cada dia, conquistando o seu espaço. Vários são os clubes que já aderiram a este modelo de gestão, como Botafogo, Cruzeiro, Bahia, América-MG e Vasco da Gama. Agora, o próximo clube que pode se transformar em SAF no Brasil é o Sport.

Acontece que o Sport realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no último dia 4 de outubro. Ao todo, 749 sócios do clube foram convocados para participar da decisão sobre a reforma do novo estatuto do clube. E, em um resultado um tanto quanto apertado, foi feita a aprovação do novo estatuto do Leão da Ilha.

Ao todo, foram 397 votos a favor diante de 352 votos contrários, de acordo com informações do site do Sport. A opinião dos sócios, por meio da Assembleia, era um dos passos impostos pela diretoria para definir se a equipe poderia se transformar em uma SAF ou não. Com a aprovação da maioria, o novo estatuto do clube passará a vigorar a partir de janeiro do próximo ano.

Vale ressaltar, entretanto, a grande taxa de abstinência, já que 10 mil sócios estavam aptos a votar, mas menos de mil compareceram.

Sport vai virar SAF?

Houve a aprovação do novo estatuto por meio da votação com os sócios. No entanto, isso não significa dizer diretamente que o Sport vai, de fato, ser transformado em uma empresa. A votação dá liberdade para que a equipe, a partir do próximo ano, possa negociar a transformação do seu departamento de futebol para uma SAF.

O novo estatuto apresenta um conjunto de 16 artigos, contendo regras para uma possível troca de comando para uma SAF. Um dos pontos mais importantes aprovados na votação determina que a equipe precisa manter pelo menos 10% das suas ações em uma futura negociação. Também foi aprovada a criação de um Conselho de Administração, mas este só deve vigorar a partir de 2027.