Santa Cruz é desclassificado e não representa mais o nordeste no futebol

A AtlasIntel realizou uma pesquisa que apontas as maiores torcidas do futebol brasileiro. Tendo como o foco a Região Nordeste, o Bahia e o Sport ainda lideram, enquanto clubes como Botafogo-PB,  CRB, ABC e América de Natal, ultrapassaram o Santa Cruz

No ranking montado através da pesquisa, o Santa Cruz não teve votação significativa e não se encontra no Top 10. Nesse cenário, o clube pernambucano entra na lista dos “Outros Times”, que correspondem a 1,2% dos torcedores do futebol nacional.  

Má fase afasta Santa Cruz entre as dez maiores torcidas do Nordeste 

O Santa Cruz se classificou para o Campeonato Brasileiro Série D, para a temporada de 2025, após se tornar o vice-campeão do Campeonato Pernambucano. No entanto, o clube tricolor ficou sem calendário para a segunda metade do ano de 2024. 

Na temporada 2023, o Santa conseguiu, pela primeira vez em sua história, ficar sem divisão no futebol nacional. Com os resultados ruins, a popularidade da Onça Pintada caiu e a torcida do clube não se encontra entre as dez maiores do Nordeste. 

Seguindo a pesquisa realizada pela AtlasIntel, clubes como ABC (0,7%), América de Natal (0,4%), CRB (0,3%), Náutico (0,2%) e Botafogo-PB (0,1%), seguem à frente do Santa Cruz. A torcida da Cobra Coral se enquadra na lista dos “Outros Times”, que equivalem a 1,2% do levantamento. 

Mesmo participando de divisões inferiores do futebol brasileiro, o clube tricolor sempre teve médias de públicos significativas. A torcida da equipe do Arruda sempre foi considerada uma das mais apaixonadas do Nordeste. 

Confira o ranking das maiores torcidas do Nordeste, segundo a AtlasIntel: 

1 – Bahia – 2,8% 

2 – Sport – 1,8% 

3 – Fortaleza – 1,7% 

4 – Ceará – 1,6% 

5- Vitória – 1,6% 

6 – ABC – 0,7% 

7 – América de Natal – 0,4% 

8 – CRB – 0,3% 

9 – Náutico – 0,2% 

10 – Botafogo-PB – 0,1%