Nesta semana, o ‘Ibope-Repucom’ atualizou o ranking digital dos clubes do futebol brasileiro, classificando os clubes de acordo com a soma total de seguidores nas cinco redes sociais mais tradicionais (Instagram, TikTok, Facebook, YouTube e X). O levantamento apresenta os 50 principais clubes do futebol brasileiro e mostram um dado bastante relevante.
Acontece que, na lista, aparecem 15 clubes do futebol nordestino, que tiveram um crescimento considerável no último mês. O Sport aparece como o clube da Região Nordeste mais bem colocada no ranking, superando equipes como Fortaleza, Ceará e Bahia. O clube baiano, inclusive, é quem está mais próximo do Sport atualmente.
O Leão da Ilha aparece com um total de 5.255.967 de seguidores, na soma das cinco redes sociais. O X (antigo twitter), é o principal destaque, com quase 1,7 milhão de seguidores. No ranking geral, o Sport aparece na 14ª colocação, uma posição a frente do Bahia, que é o segundo nordestino mais bem colocado, com 5.148.300 seguidores.
No ranking geral, a liderança é do Flamengo, com quase 60 milhões de seguidores somados em suas redes sociais. Na sequência, aparecem Corinthians (36.998.125); São Paulo (22.269.803) e Palmeiras (22.068.364). O Santos, em quinto no ranking, é o clube da Série B com maior número de seguidores, com quase 14 milhões.
Sport teve crescimento, enquanto rival apresentou grande queda
O Rubro-Negro Pernambucano foi uma das equipes nordestinas que apresentou crescimento no número de seguidores: 10.722 a mais em relação ao último mês. Foi o terceiro maior número das equipes nordestinas, ficando atrás apenas de Bahia (+48.548) e Fortaleza (+23.491), ambos clubes da Série A. Na Série B, quem também teve um bom crescimento foi o Ceará, com um acréscimo de 6.631 seguidores.
No entanto, o que chamou atenção foi a queda brusca no número de seguidores do Vitória. A equipe baiana, que está na 16ª colocação geral, teve um prejuízo de 24.909, totalizando agora pouco mais de 4,3 milhões de seguidores.