Sport e Náutico carimbaram acesso juntos para a Série A após aval da CBF
Os dois maiores rivais do futebol pernambucano, Sport e Náutico já dividiram momentos de glória em uma mesma ocasião. Aconteceu em 2011, quando as duas equipes conquistaram, juntas, o acesso para a elite do futebol nacional. O Timbu terminou a Série B daquele ano em segundo, com 64 pontos, enquanto o Sport ficou em quarto, com 61, no ano da campanha histórica da Portuguesa, campeã com 81 pontos.
Aquele ano foi especial para o Náutico, tendo em vista que a equipe quase viu o Sport conquistar o título do Campeonato Pernambucano e também se consagrar como hexacampeão da competição. Mas o Leão da Ilha acabou sendo derrotado na grande final pelo Santa Cruz, acabando com a sequência de títulos Rubro-Negros.
Ao Náutico, restou, então, a disputa da Série B. A equipe iniciou a competição um tanto quanto desacreditada, muito por conta do fracasso no Estadual. Porém, a equipe cresceu sob comando de Waldemar Lemos e a equipe conquistou o acesso como vice-campeã da Série B, terminando a competição invicta jogando no estádio dos Aflitos.
Náutico quase viu o Sport se igualar a equipe no Pernambucano
Aquele ano era especial pras duas equipes, já que o Leão da Ilha vinha de um pentacampeonato estadual e estava disposto a igualar o hexa que só o Timbu havia conseguido. O rival do Sport, com sangue nos olhos, fez uma campanha digna na primeira fase e se classificou na primeira colocação. Quis o destino que as duas equipes se enfrentassem nas semifinais.
Cabia ao Náutico vencer os rivais e impedir o hexacampeonato, mas o Sport foi superior e conseguiu a vitória por 5 a 4 no placar agregado, deixando o caminho livre para a inédita marca. Entretanto, coube a outro grande rival, o Santa Cruz, colocar agua no chopp do Sport, já que a equipe do Arruda venceu a final e se tornou campeã do Estadual daquele ano.
A realidade dos dois agora é distinta, já que o Leão da Ilha luta para voltar à elite do futebol nacional, enquanto o Timbu vai para o seu terceiro ano seguido na Série C brasileira.