Com a chega de Pepa ao comando do Sport, o número de portugueses cresceu entre os treinadores das principais divisões do futebol brasileiro. Apenas entre as Séries A e B, os gajos lideram cinco clubes. Além do técnico do Leão, Paulo Gomes, do Botafogo-SP, Abel Ferreira, do Palmeiras, Pedro Caixinha, do RB Bragantino e Artur Jorge, do Botafogo-RJ, treinam times em âmbito nacional.
O comandante do clube rubro-negro pernambucano retornou ao Brasil após passagem curta pelo Al-Ahli, do Catar. Pepa treinou o Cruzeiro, entre março e agosto do ano passado e venceu nove jogos, em 25 partidas.
Com o Sport na lista, clubes brasileiros insistem em técnicos portugueses
O Sport definiu o substituto de Guto Ferreira, que comandou a equipe em apenas cinco partidas e perdeu três vezes. Nisso, a diretoria do clube pernambucano acertou com Pepa, treinador português com passagem pelo Cruzeiro, na temporada passada.
Com a chegada de Pepa ao Leão da Ilha, o número de portugueses no comando de equipes brasileiras subiu para cinco, entre as Séries A e B. Além do treinador do Sport, Paulo Gomes, do Botafogo-SP, Abel Ferreira, do Palmeiras, Pedro Caixinha, do RB Bragantino e Artur Jorge, do Botafogo-RJ, treinam times em solo tupiniquim.
Desde o sucesso de Jorge Jesus, no Flamengo, em 2019 e o longo trabalho de Abel Ferreira, no Palmeiras, os clubes brasileiros passaram a adotar o mercado de treinadores portugueses e os europeus ultrapassam os argentinos no quesito.
Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, Luís Zubeldía, do São Paulo, Ramón Díaz, do Corinthians e Gabriel Milito, do Atlético Mineiro, são os hermanos que trabalham nos principais clubes do país. Além disso, o uruguaio Martín Varini lidera o Athletico Paranaense.
O técnico Pepa já treina a equipe rubro-negra e segue a preparação para o duelo entre Avaí x Sport, que acontece no próximo sábado (7), às 19h (horário de Brasília), na Ressacada, em Florianópolis, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Foto: Divulgação/ Paulo Paiva/ Sport Club do Recife