Os confrontos desta quinta-feira delinearam os últimos participantes da terceira fase da Copa do Brasil de 2024. Vale destacar que apenas um clube se classificou para representar o futebol de Pernambuco, trata-se do Sport Recife, que já pode se considerar o grande campeão do Estado na disputa da Copa do Brasil, dada a superioridade nas fases alcançadas.
Corinthians, Fortaleza, Criciúma, Águia de Marabá, Botafogo-SP e Amazonas se juntam aos times que já haviam assegurado suas vagas: Internacional, Vasco, Bahia, Atlético-GO, Cuiabá, Juventude, Sport, CRB, Operário, Brusque, Sampaio Corrêa, Ypiranga-RS, América-RN e Sousa-PB.
Agora, os 20 sobreviventes das primeiras etapas da competição se unem aos clubes provenientes da Libertadores (Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Bragantino, Fluminense e São Paulo), além de Athletico-PR (via Brasileirão do ano anterior), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde) e Vitória (campeão da Série B).
Formato
Esses 32 times serão divididos em dois potes, considerando suas colocações no Ranking Nacional de Clubes, para definir os confrontos. A ordem dos mandos de campo será sorteada. As datas reservadas para os jogos da terceira fase são 1º e 22 de maio.
No Pote 1 estão: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.
Enquanto no Pote 2 encontramos: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.
A partir da terceira fase, todos os clubes, independentemente de sua divisão, recebem a mesma cota de participação. Assim, a classificação para as oitavas de final garante uma premiação de R$ 3,465 milhões para cada time.