Nesta quarta-feira (31), o Sport oficializou a rescisão de contrato com o zagueiro Ryan, de 22 anos, que estava vinculado ao clube até o final de 2024. Ambas as partes concordaram com o distrato. O Rubro-negro informou em comunicado que reteve 20% dos direitos econômicos de Ryan para possíveis negociações futuras.
O percurso de Ryan no clube teve início no Sub-20 em 2019, e ele se profissionalizou em 2021, tendo disputado duas partidas pela equipe principal naquele ano. Em 2023, o zagueiro participou de 23 jogos pelo São José-RS, incluindo a Série C do Campeonato Brasileiro, antes de ser anunciado como reforço pelo Sagamihara, equipe da terceira divisão do futebol japonês.
De acordo com Fabricio Souza, empresário do atleta, a saída é definitiva, com o Sport mantendo uma porcentagem de seus direitos econômicos. Durante sua passagem pelo São José-RS, Ryan atuou como titular na maioria das 23 partidas em que esteve emprestado pelo Sport.
Trajetória do atleta
Ao longo do ano, o zagueiro competiu em três torneios, incluindo o Campeonato Gaúcho e a Copa FGF, onde foi vice-campeão. Antes do empréstimo, Ryan renovou seu contrato com o Sport até dezembro de 2024.
O Sagamihara FC, atualmente na terceira divisão japonesa, é considerado um dos favoritos ao acesso em 2024, contando com os brasileiros Fabricio Baiano, ex-volante do Fortaleza, e Bruno Santos, outro compatriota que atua como centroavante.
O empresário do jogador havia dito, na virada do ano, o seguinte: “Ele foi muito bem no São José, quase subiu o time para a Série B. Apareceram até algumas coisas no Brasil e no Japão para empréstimo, mas falaram que vão aproveita-lo em 2024.”