A Comissão Especial realizou seu encontro em outubro de 2020, na Ilha do Retiro, onde distribuiu contribuições visando a modernização do estatuto do clube. Os membros dessa comissão têm a responsabilidade de elaborar o anteprojeto para a reforma do estatuto social do Sport, buscando transformar o clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Na primeira reunião com esse propósito, o advogado Ademar Rigueira, presidente da Comissão, não pôde comparecer devido a uma viagem urgente. No entanto, o presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Neves Baptista, assumiu a condução das funções de cada membro no processo.
Além de Guedes, que integra a Comissão indicado pelo presidente do clube, Yuri Romão, também fazem parte do grupo o ex-presidente rubro-negro, Leonardo Lopes, e os ex-presidentes João Humberto Martorelli e Arsênio Meira. Ademar Rigueira preside a Comissão, que conta ainda com a participação de César Caúla e Pedro Henrique Alves.
Veja o que foi dito
“A primeira reunião foi mais para a gente alinhar, todos se conhecerem, alguns não se conheciam, e doutor Silvio já passou que a ideia dele é dividir as partes e cada um já elaborar, dentro desses temas, a sua colaboração. Uns vão falar sobre o conjunto de regras para que o negócio opere legalmente, outro sobre a parte geral, outro sobre registro de SAF.”
“E, a partir daí, a gente discutir em conjunto, cada um levando a sua parte, para a seguir levar o esboço ao Conselho”, detalhou Rodrigo Guedes, vice-presidente Jurídico do Sport e membro da comissão.”
A próxima reunião do grupo ainda não possui uma data definida, mas espera-se que ocorra em breve, pois a intenção é que o processo de modernização avance até o final deste ano.
“Precisamo num curto espaço de tempo já fazer as alterações no nosso estatuto, que inclusive é pauta da nossa campanha do ano passado, e dentro dessa modernização do estatuto, ter um item em que possamos ter uma SAF.” – disse o presidente do clube.