Ariano Suassuna era conhecido por seu amor pelo Sport. Após o falecimento de Suassuna, o Leão da Ilha o manteve vivo em suas memórias. Em 2015, o clube instituiu a Taça Ariano Suassuna em sua homenagem, um torneio amistoso disputado com equipes internacionais, sendo a primeira edição contra o Nacional do Uruguai.
Os gols do Sport foram marcados pelo recém-contratado Samuel e ampliou a vantagem com um gol de Danilo. Após o segundo gol, em um cruzamento de De Pena, Durval concluiu contra o próprio gol, terminando em 2 a 1 para os rubro-negros.
Na segunda edição da Taça Ariano Suassuna, realizada na Ilha do Retiro em janeiro de 2016, o Sport enfrentou o Argentinos Juniors, vencendo por 2 a 0 com gols de Everton Felipe e Túlio de Melo.
A terceira edição, em janeiro de 2017, teve o The Strongest como adversário na Arena de Pernambuco. O Sport começou superior, mas a expulsão de Ronaldo Alves equilibrou o confronto, terminando em empate. Nos pênaltis, o Sport venceu por 4-2.
A última edição ocorreu em janeiro de 2018, na Ilha do Retiro, contra o Atlético Tucumán. O Sport venceu por 2 a 0, com gols de Sander e Thomás, encerrando a sequência da Taça Ariano Suassuna.
As últimas edições, desde 2019, não ocorreram, algumas canceladas por questões financeiras e outras devido à pandemia de Covid-19. A retomada estava planejada para este ano, mas o clube não conseguiu agendar um adversário a tempo. A última edição ocorreu em 2018, contra o Atlético Tucumán.
Previsão de volta
Depois da apresentação oficial do terceiro uniforme do Sport para a temporada atual, há também planos para reviver outro projeto que presta homenagem a um dos maiores torcedores da história do Leão.
A Taça Ariano Suassuna, uma partida que costumava servir como preparação para a temporada do clube e que foi realizada pela última vez em 2018, está sendo considerada para um possível retorno em 2024. Eduardo Arruda, vice-presidente de marketing do clube, expressou esse desejo durante um evento realizado na residência onde o escritor viveu.
“A gente queria a volta desde os primeiros anos de gestão, antes mesmo da ideia da camisa surgir. É natural que, com a camisa e a aproximação com a família, a gente queira trazer o evento de volta. A gente já tem um projeto. A torcida gostava, o marketing sabe que é muito importante fazer uma pré-temporada e um evento que a torcida sempre abraçou”