Sport segue passos de Ronaldo no Cruzeiro e garante grande economia ao clube
O Sport conseguiu uma grande vitória nesta semana que pode representar a mudança de chave no futuro do clube. Isso porque o Leão aprovou, por ampla maioria, o plano de Recuperação Judicial nesta quarta-feira (18).
Ao todo, o Sport teve votação expressiva dos 640 credores em todas as classes. Agora, o clube aguarda a homologação da reestruturação de dívidas na Justiça. Não custa lembrar que este mecanismo também foi utilizado por Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro.
R$ 113 milhões: O assunto da semana no Sport
Grosso modo, a Recuperação Judicial consiste em uma renegociação da dívida do clube. O Sport primeiro elaborou uma lista com todos os credores e, em seguida, apresentou uma alternativa para quitar os débitos.
Para se ter uma ideia do tamanho desta vitória do Sport, a dívida atual do clube caiu para R$ 113 milhões. Ou seja, reduziu a um terço do que era.
O plano de Recuperação Judicial do SPort divide os credores em classes distintas, referente a dívidas trabalhistas, quirografários, microempresas e empresas de pequeno porte. A forma e prazo de pagamento varia de acordo com cada uma das classes.
Na Classe 1, que trata dos débitos trabalhistas, a votação ocorreu por credor, ou seja, cada credor tinha o mesmo direito de voto, independentemente do valor que tinha a receber. Nessa classe, 79,35% dos credores votaram a favor.
Na Classe 3, referente aos credores quirografários (aqueles sem garantia real ou privilégio especial sobre os bens do devedor), a aprovação foi feita com base em dois critérios: por credor e por valor. Pelo critério de credor, 88,75% votaram a favor, enquanto pelo critério de valor, a aprovação foi de 93,57%.
Já na Classe 4, que abrange microempresas e empresas de pequeno porte, a votação foi por credor, com 83,75% de aprovação.