O Campeonato Pernambucano de 2024 teve seu formato definido após o arbitral realizado nesta segunda-feira (13) na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE). A competição estadual, que teve o Sport como campeão em 2023, contará com a participação de 10 clubes.
A temporada está programada para iniciar na primeira quinzena de janeiro, com encerramento na primeira semana de abril. O pontapé inicial está marcado para o dia 10 de janeiro, e a fase inicial será realizada em turno único, com os dez times em disputa ao longo de nove rodadas.
Os dois primeiros colocados avançarão diretamente às semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série A2 de 2025. Na segunda fase, o 3º colocado enfrentará o 6º, e o 4º jogará contra o 5º, em partidas de ida, para determinar os classificados às semifinais. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Mais novidades!
Uma novidade em 2024 é que as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como na final do Campeonato Pernambucano. A equipe com melhor desempenho até a final terá a vantagem de realizar o último jogo em seu próprio estádio. Diferentemente de 2023, onde tanto as quartas de final quanto as semifinais eram decididas em jogo único.
As equipes participantes do torneio são: Afogados, Central, Maguary, Náutico, Retrô, Salgueiro, Santa Cruz, Sport, Petrolina e Porto.
Os maiores campeões são os seguintes:
- Sport: 42 títulos.
- Santa Cruz: 29 títulos.
- Náutico: 24 títulos.
- América-PE: 6 títulos.
- Torre: 3 títulos.
- Tramways: 2 títulos.
- Salgueiro: 1 título.
- Flamengo-PE: 1 título.