Em 2008, o Sport Club do Recife, Leão da Ilha, fez história. Naquela temporada, a equipe rubro-negra de Pernambuco disputou o Campeonato Pernambucano, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro, apresentando performances memoráveis e colecionando vitórias expressivas.
No Campeonato Pernambucano, os ‘Leões’ mostraram suas garras desde o início. Na primeira fase do campeonato, a Taça Tabocas e Guararapes, o Sport ficou em primeiro lugar, somando honrados 29 pontos, ultrapassando por pouco o Náutico, que com 28 pontos, ficou na segunda colocação.
Continuando com o embalo inicial, a equipe voltou a ficar em primeiro na Taça Confederação do Equador, a segunda fase do campeonato, somando 21 pontos, quatro a mais que o Salgueiro, que ficou em segundo. O Leão, ao faturar os dois turnos do campeonato, se sagrou vencedor de maneira antecipada, mostrando um futebol de alta qualidade para os seus torcedores.
O sucesso se estendeu à Copa do Brasil, na qual o Sport fez uma campanha sem igual. Nessa competição, o time enfrentou grandes equipes do cenário nacional, como Palmeiras, Internacional e Vasco da Gama, chegando de forma surpreendente à final contra o Corinthians.
O título histórico
Com jogadores chave como Magrão, Dutra, Sandro Goiano, Fumagalli, Carlinhos Bala e Ciro, e sob o comando do técnico Nelsinho Batista, o Sport mostrou ao Brasil que é um adversário a ser respeitado, escrevendo um importante capítulo em sua história e no futebol brasileiro.
Goleiros:
- Magrão
- Cléber Luiz
- Saulo
Laterais direitos:
- Luisinho Netto
- Diogo Douglas
- Sidny
Zagueiros:
- Durval
- Gabriel Santos
- César Lucena
- Elias Silva
- Igor Nascimento
Laterais esquerdos:
- Dutra
- Márcio Goiano
Volantes:
- Sandro Goiano
- Daniel Paulista
- Andrade
- Júnior Maranhão
- Bia
- Moacir
- Fábio Gomes
- Éverton Barbosa
Meias:
- Fumagalli
- Francisco Alex
- Luciano Henrique
- Juninho
- Kássio Rinaldo
Atacantes:
- Carlinhos Bala
- Leandro Machado
- Roger
- Enílton
- Ciro
- Wilson Rodrigues
- Romerito
- Joélson
Técnico: Nelsinho Batista