Ele foi um dos nomes trazidos por Ronaldo Fenômeno para o Cruzeiro quando o artilheiro da Seleção Brasileira era dono da SAF que comandava o Cruzeiro. O português Pepa desembarcou em Belo Horizonte em março do ano passado, após a saída do argentino Paulo Pezzolano, que pediu demissão da equipe. Agora, Pepa fez sua estreia oficial como técnico do Sport.
Anunciado no começo desta semana, o português de 43 anos desembarcou em Recife com a missão de ser o terceiro comandante do Sport apenas nesta temporada. A diretoria apostou em Mariano Soso ainda em dezembro do ano passado, mas demitiu o argentino em julho deste ano após avaliar que o trabalho dele passava por um momento de instabilidade.
Depois de demitir Soso, a diretoria acertou com um velho conhecido: Guto Ferreira, que chegava com a missão de conquistar novamente o acesso com o Leão da Ilha. Porém, a passagem de Guto pelo Rubro-Negro se resumiu a apenas cinco jogos, tendo em vista que a diretoria entendeu que o treinador não conseguiu extrair o melhor do elenco, além de estilos de jogo diferentes do que o time poderia oferecer.
Volta de Pepa ao futebol brasileiro após acerto com o Sport
Tão pouco confirmou a demissão de Guto Ferreira, a diretoria Rubro-Negra voltou seus olhares para Daniel Paulista. Mas o ex-volante, campeão da Copa do Brasil em 2008 pelo Sport, preferiu seguir seu trabalho no CRB. Assim, o principal alvo passou a ser Pepa, desempregado desde que deixou o Al-Ahli, do Catar.
O português chega com o claro objetivo do acesso para a Série A. Tanto é que seu contrato com a equipe é válido apenas até o final deste ano, mas há uma cláusula de renovação automática caso o Sport termine entre os quatro primeiros colocados na Série B. A diretoria está animada com o português, já que ele tem um estilo de jogo mais ofensivo, que casa com o elenco que foi montado para esta temporada.