Yaya Touré desembarcou no Recife para apresentação à torcida do Sport

Yaya Touré, um dos maiores meias da última geração de atletas, teve uma apresentação de gala ao torcedor do Sport. Aconteceu em 2014, quando a Costa do Marfim veio disputar a Copa do Mundo daquele ano, que foi realizada no Brasil. A estreia da seleção africana no mundial foi em um jogo contra o Japão na Arena Pernambuco.

A torcida fez um espetáculo a parte, com japoneses e marfinenses – além de brasileiros, claro – apoiando as seleções naquela partida que inaugurava a participação das duas seleções no Grupo C. A seleção asiática saiu na frente no marcador com gol de Honda, aquele mesmo que chegou a jogar no Botafogo em 2020.

No entanto, a seleção de Touré teve uma reação fantástica no segundo tempo, anotando dois gols em dois minutos. A virada veio com gols de Bony e Gervinho, e colocaram a Costa do Marfim com potencial de classificação para a fase de mata-mata. Entretanto, os africanos acabaram perdendo os dois jogos seguintes, com direito a derrota dolorida contra a Grécia no fim do jogo, e deram adeus à competição de forma antecipada.

Carreira de Yaya Touré

Após passar por equipes de seu país, o meia chegou ao Olympiacos em 2005. A parti dali, começou a projetar sua carreira no futebol europeu. No ano seguinte, chegou ao Monaco, mas passou apenas um ano no futebol francês, já que seu desempenho atraiu os olhares interessados do Barcelona, onde ele foi contratado por 9 milhões de Euros.

Nos Culés, ele conquistou vários títulos, mas os principais foram a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes em 2009. Entretanto, ele ficou apenas três temporadas no time espanhol, já que, em 2010, se tornou um dos primeiros grandes reforços do investimento pesado feito pelo Manchester City, que pagou 30 milhões de Euros para contar com o futebol do marfinense.

Foram vários títulos no futebol inglês e Yaya Touré se tornou um dos principais nomes da equipe nos últimos anos. Deixou o clube em 2018 e voltou ao Olympiacos, mas acabou ficando pouquíssimo tempo no time grego. Se aposentou em 2020, após passagem pelo futebol chinês.