Presidente do Sport quer se unir a Fortaleza e Bahia

Yuri Romão, presidente do Sport, deu uma sugestão um tanto quanto ousada para as equipes do futebol nordestino. Em participação no podcast ‘CastFC’ na quarta-feira (4), o mandatário do Leão da Ilha sugeriu que houvesse uma união entre Sport, Fortaleza, Bahia, Ceará e Vitória, que são os cinco representantes do futebol nordestino na Série A de 2025.

Trata-se de um recorde de clubes da região Nordeste participando da elite do futebol nacional no Brasileirão neste formato de pontos corridos. Romão sugeriu que os clubes nordestinos se unissem para tratar de desafios que vão além dos gramados. Isso porque há uma concentração maior de investimentos principalmente entre os clubes do Sudeste.

“Eu até provoquei o pessoal do Fortaleza, não o Marcelo (Paz), mas o pessoal de gestão deles, para que a gente organizasse uma reunião entre clubes do Nordeste. A geopolítica do futebol mudou. 25% dos clubes (da Série A 2025) são do Nordeste. A gente tem que estar junto. Tem a questão da logística, há várias outras questões. Temos que estar juntos porque o Nordeste passou a figurar entre os grandes players do futebol.”, afirmou Romão.

Sport de volta à Série A do Campeonato Brasileiro

Este ano, a Série A do Campeonato Brasileiro teve a presença de três clubes nordestinos: Fortaleza, Bahia e Vitória. No entanto, este número aumentou para cinco, já que os três se garantiram para a próxima temporada e vão receber os reforços de Sport e Ceará, que terminaram a Série B em terceiro e quarto, respectivamente.

Isso mostra que o futebol nordestino vem passando por um processo notável de evolução. O Fortaleza vem com uma gestão responsável nos últimos anos, o que acabou rendendo sua segunda participação na Libertadores em 2025. O Bahia, com aporte do Grupo City, também está tentando fazer volume entre os grandes do futebol nacional.

Ceará, Sport e Vitória podem acabar seguindo o mesmo caminho, mas uma união entre os clubes pode ser fundamental para facilitar tal processo. O primeiro passo é a manutenção destas cinco equipes na Série A em 2026 para que a região possa ser ainda mais valorizada.