Após a venda de Pedro Lima, para o Wolverhampton, os olhares para as categorias de base do Sport mudaram. Alguns jogadores crias do Leão da Ilha podem render lucros futuros para o rubro-negro.
Além da venda mais recente, jogadores como Mailson e Adryelson foram revelados pelo clube, que pretende continuar a boa distribuição das divisões de base.
Venda de Pedro Lima mudou os olhares sobre o Sport
O lateral de 18 anos foi vendido por 10 milhões de euros (equivalentes a R$61 milhões) e se tornou a maior transação da história do futebol nordestino.
O Coordenador Geral das categorias de base do Sport, João Marcelo Barros comentou, em entrevista para o NE45, sobre o impacto que a venda de Pedro Lima teve no clube. A diretoria do Leão adotou ideias que reforçaram os projetos do clube.
A gestão do Sport assinou três contratos com Lima, em pouco espaço de tempo, focados no desempenho do atleta. Fatores que influenciaram na venda do atleta por preço justo.
Sport investe em profissionalização da base
Para que o trabalho de base seja bem desempenhado, a capacitação dos profissionais é crucial. O Sport investiu em profissionais qualificados como Ricardo Drubscky, André Figueiredo e Thiago Larghi, treinador da equipe sub 20.
Os profissionais citados são responsáveis por reforçar a formação e transição de muitos atletas com a equipe profissional. Os resultados são positivos e dez jogadores revelados no Leão atuaram no plantel principal em 2024.
Dez jogadores da base atuaram no profissional em 2024
Além de Pedro Lima, Mariano Soso utilizou mais nove jogadores que vieram das categorias de base do clube. Os zagueiros Chico, Renzo e Nassom; os volantes Fábio Matheus, Lucas André e Pedro Martins; e o atacante Dieguinho fazem parte do atual elenco principal.
O atacante Paulinho, hoje emprestado para o Botafogo-PB e o lateral Ítalo, que rescindiu o contrato de maneira amigável, também foram utilizados na atual temporada.